O QUE OFERECEMOS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades Complementares nas áreas de Música/Dança, Teatro/Conto, Psicomotricidade e Visitas/Passeios

A Creche Ninho da Cegonha proporciona às suas crianças para além das diversas atividades pedagógicas diárias, a possibilidade de usufruírem ainda, de Atividades Complementares nas áreas de Música/Dança, Teatro/Conto, Psicomotricidade, Experiências Sensoriais e Visitas/Passeios.

Estas atividades são encaradas como uma mais-valia no processo de formação e desenvolvimento global das crianças, tendo um pagamento de um pequeno valor mensal pelo conjunto de todas as atividades complementares.

 

BebéArte

É um Projeto Artístico de música e dança para todas as crianças da creche incluindo o Berçário. A estratégia passa por apresentar as aulas (2 professoras contratadas) como pequenos espetáculos em que são utilizados contos e histórias infantis o que leva as crianças a desenvolverem o seu imaginário expressando-se através da música e da dança. Objetivos desta Atividade:

  • Desenvolver as aptidões das crianças ao nível das Artes (música e dança)
  • Estimular e desenvolver capacidades auditivas inerentes nas crianças
  • Estimular e desenvolver capacidades corporais inerentes nas crianças
  • Proporcionar ás crianças momentos lúdicos e felizes no decorrer das aulas
  • Estimular aptidões das crianças no campo Artístico.


Teatro do Biombo


Teatro
- A Creche Ninho da Cegonha criou uma parceria com o Teatro do Biombo, que é uma Associação Cultural e que desenvolve Projetos Artísticos distintos para Bebés até aos 3 Anos e crianças até aos 6 Anos. A companhia organiza espetáculos multidisciplinares para esta faixa etária já desenvolvidos em países culturalmente ativos da europa próspera, porque se acredita que experienciar a Arte na 1ª infância tem um impacto fundamental para o desenvolvimento intelectual e afetivo dos seres humanos.

Hora do Conto – “Cantar Histórias”. São apresentados pelo teatro do Biombo para todas as crianças da creche, incluindo o Berçário. É um projeto que envolve 1 livro, 1 interprete, objetos “saídos dos livros”, música e muita imaginação. A Hora do Conto é totalmente cantada e teatralizada, pensada especificamente para a primeira infância.

 

 

 

Psicomotricidade

A psicomotricidade está totalmente ligada ao desenvolvimento infantil e ao processo de aprendizagem. A equipa da Creche Ninho da Cegonha, organiza atividades (recreio exterior ou nas salas) tendo em vista o desenvolvimento psicomotor, através de jogos e outras atividades lúdicas/desportivas. Podemos chamar-lhe educação psicomotora, que para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, percetivas, afetivas e socio-motoras, desta forma a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas e indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, sendo assim capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a rodeia.

 

Visitas/Passeios

A creche Ninho da Cegonha tem por hábito programar passeios ou visitas fora da creche (duas ou três por ano letivo). São escolhidos parques, quintas, museus ou outros locais de interesse para a faixa etária da creche. Estas saídas são programadas de forma bem organizada, as crianças são sempre bem acompanhadas pelas educadoras e auxiliares para que se reúnam todas as condições de segurança.