SALAS

SALA ROSA

Sala dos 12 aos 24 meses

Sala onde se enfatizam os afetos e valorizam as rotinas, as relações e explorações, onde a brincadeira e o jogo são a base de todas as aprendizagens.

Respeitando o ritmo de cada criança, proporcionamos atividades/brincadeiras com os mais diversos materiais que fomentam a imaginação e favorecem o desenvolvimento integral da criança.

A educadora elabora o seu projeto pedagógico de sala com as rotinas/atividades de acordo com as especificidades do seu grupo de crianças, e em concordância com o Projeto Pedagógico da Creche e com as orientações do Projeto Educativo.

Através da plataforma Weduc, os pais e encarregados de educação comunicam com a educadora da sala e vice-versa, de forma autónoma e particular sempre que necessário.

 

Plano de Rotinas/Actividades

Manhã Reunião de grande grupo 
Canção do Bom Dia - História - Rotinas de grupo
Reforço Alimentar / Higiene
Atividade Planeada / Brincadeira livre nas Áreas - Recreio / exterior
Higiene / Almoço
Higiene/Sesta
   
Tarde Higiene/Lanche
Brincadeiras no exterior e na sala
Saída

 

Organização do tempo 

A organização do tempo é muito importante para todo o trabalho pedagógico. Uma rotina diária bem delimitada é importante para as crianças, pois permite-lhes ir compreendendo e adquirindo noções de tempo. Quando as crianças conseguem prever acontecimentos, conseguem também organizar-se mentalmente e sentirem-se seguras e mais autónomas nas suas ações. A rotina pretende-se que seja estável, mas não estanque, pois tem de haver espaço para imprevistos, sem que isso comprometa a estabilidade do grupo de crianças.

Plano de Cuidados

A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Como tal pretendemos proporcionar à criança um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, através de um entendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

Educadora
Ana Cordeiro

 

Auxiliar de educação

Carla Santos

 

Projecto Pedagógico

O presente documento diz respeito ao Projeto Pedagógico de Sala (PPS), referindo-se a um grupo específico de creche. Este projeto foi elaborado após um período de adaptação e reconhecimento de cada criança enquanto indivíduo e do seu comportamento enquanto membro de um grupo. Pretende-se que este seja adequado em termos emocionais, linguísticos, sociais e culturais, procurando reconhecer a riqueza de se ser único. 

 

consulte aqui

 

Cuidamos, acarinhamos e educamos