SALAS

SALA VERDE

Sala dos 24 aos 36 meses

Sala onde se enfatizam os afetos e valorizam as rotinas, as relações e explorações, onde a brincadeira e o jogo são a base de todas as aprendizagens.

Respeitando o ritmo de cada criança, proporcionamos atividades/brincadeiras com os mais diversos materiais que fomentam a imaginação e favorecem o desenvolvimento integral da criança.

A educadora elabora o seu projeto pedagógico de sala com as rotinas/atividades de acordo com as especificidades do seu grupo de crianças, e em concordância com o Projeto Pedagógico da Creche e com as orientações do Projeto Educativo.

Através da plataforma Weduc, os pais e encarregados de educação comunicam com a educadora da sala e vice-versa, de forma autónoma e particular sempre que necessário.

 

Plano de Rotinas/Actividades

7:30h
Acolhimento: É assegurado pelas Auxiliares de Ação Educativa na Sala Verde
9:30h

Conversa de tapete: Distribuição das tarefas - Canção do Bom Dia - Marcação as presenças e tempo - Momento da história - Conversar acerca do que se vai fazer.

10:00h \ 10:15h

Reforço alimentar \ Atividades planificadas de pequeno ou grande grupo - Atividades planificadas que abrangem as diferentes áreas de desenvolvimento, de acordo com o com o projeto em curso e dos interesses e necessidades das crianças - Atividade de planear-fazer-rever - Atividades de escolha livre nas áreas da sala, com o apoio do adulto - Tempo de exterior

11:50h \ 13:00h
Higiene – Almoço – Higiene – Sesta
15:00h \ 15:30h
Higiene – Lanche
16:00h \ 17:00h Atividades Livres/ Tempo de exterior - Ida para a Sala Polivalente
19:30h Fecho da creche

 

Organização de Tempo

A organização do tempo é muito importante para todo o trabalho pedagógico. Uma rotina diária bem delimitada é importante para as crianças, pois permite-lhes ir compreendendo e adquirindo noções de tempo. Quando as crianças conseguem prever acontecimentos, conseguem também organizar-se mentalmente e sentirem-se seguras e mais autónomas nas suas ações. A rotina pretende-se que seja estável, mas não estanque, pois tem de haver espaço para imprevistos, sem que isso comprometa a estabilidade do grupo de crianças.

 

Plano de Cuidados

A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Como tal pretendemos proporcionar à criança um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, através de um entendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

Educadora
Alexandra Pimenta

 

Auxiliar de educação

Silvia Félix

  

Projecto Pedagógico

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2002, p. 44), e transpondo com todo o sentido para a realidade de Creche, o projeto do educador é um projeto educativo/pedagógico que diz respeito ao grupo e contempla as opções e intenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem de um grupo.
O Projeto Pedagógico de Sala (PPS), vem na sequência do Projeto Pedagógico da Creche, mas diz respeito ao grupo de crianças da sala Verde e às suas especificidades.

consulte aqui

 

Cuidamos, acarinhamos e educamos