SALAS

SALA AMARELA

Sala dos 12 aos 24 meses

Sala onde se enfatizam os afetos e valorizam as rotinas, as relações e explorações, onde a brincadeira e o jogo são a base de todas as aprendizagens.

Todas as salas possuem acesso direto ao exterior. Esta é uma área ampla e comum a toda a creche que obedece a todas as normas de segurança. É um espaço privilegiado para atividades de motricidade global, tais como, correr, trepar, andar de triciclo, etc. É ainda uma área comum a todas as crianças da creche, por isso as crianças podem socializar com outras crianças que não as pertencentes a sua sala.

Respeitando o ritmo de cada criança, proporcionamos atividades/brincadeiras com os mais diversos materiais que fomentam a imaginação e favorecem o desenvolvimento integral da criança.

A educadora elabora o seu projeto pedagógico de sala com as rotinas/atividades de acordo com as especificidades do seu grupo de crianças, e em concordância com o Projeto Pedagógico da Creche e com as orientações do Projeto Educativo.

Através da plataforma Weduc, os pais e encarregados de educação comunicam com a educadora da sala e vice-versa, de forma autónoma e particular sempre que necessário.

 

Plano de Rotinas/Actividades

7:30h \ 9:00h
Acolhimento das crianças (sala partilhada com a sala Rosa)
9:00h
Encaminhamento das crianças para a sala com a educadora e pequena conversa
9:30h
Tempo de grupo no tapete – Bom dia – 
10:00h \ 10:15h
Reforço da manhã e tempo de brincadeira na sala ou no recreio
10:30h
Atividade planeada em grupos \ higiene
11:30h \ 12:15h  Higiene \ almoço \ higiene
12:30h-13h \ 15h  Sesta
15:30h \ 16h Lanche \ higiene e brincadeira livre
17h Ida das crianças para a sala de prolongamento
19h Fecho da creche

 

Organização de Tempo

A organização do tempo é muito importante para todo o trabalho pedagógico. Uma rotina diária bem delimitada é importante para as crianças, pois permite-lhes ir compreendendo e adquirindo noções de tempo. Quando as crianças conseguem prever acontecimentos, conseguem também organizar-se mentalmente e sentirem-se seguras e mais autónomas nas suas ações. A rotina pretende-se que seja estável, mas não estanque, pois tem de haver espaço para imprevistos, sem que isso comprometa a estabilidade do grupo de crianças.

Plano de Cuidados

A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Como tal pretendemos proporcionar à criança um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, através de um entendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

 

Educadora
Marta Miguel 

 

Auxiliar de educação

Neuza Monteiro

 

Projecto Pedagógico

O presente documento diz respeito ao Projeto Pedagógico de Sala (PPS), referindo-se a um grupo específico de creche. Este projeto foi elaborado após um período de adaptação e reconhecimento de cada criança enquanto indivíduo e do seu comportamento enquanto membro de um grupo. Pretende-se que este seja adequado em termos emocionais, linguísticos, sociais e culturais, procurando reconhecer a riqueza de se ser único. 

consulte aqui

Cuidamos, acarinhamos e educamos