SALAS

SALA AZUL

Sala dos 24 aos 36 meses

Sala onde se enfatizam os afetos e valorizam as rotinas, as relações e explorações, onde a brincadeira e o jogo são a base de todas as aprendizagens.

Respeitando o ritmo de cada criança, proporcionamos atividades/brincadeiras com os mais diversos materiais que fomentam a imaginação e favorecem o desenvolvimento integral da criança.

A educadora elabora o seu projeto pedagógico de sala com as rotinas/atividades de acordo com as especificidades do seu grupo de crianças, e em concordância com o Projeto Pedagógico da Creche e com as orientações do Projeto Educativo.

Através da plataforma Weduc, os pais e encarregados de educação comunicam com a educadora da sala e vice-versa, de forma autónoma e particular sempre que necessário.

 

Plano de Rotinas / de Actividades

7:30h \ 9:00h
O acolhimento é assegurado pelas Auxiliares de Ação Educativa na Sala Verde (2anos)
9:00h

Entrada na Sala Azul, chegada da educadora da sala, as crianças são encaminhadas para a Sala Azul, onde permanecem em atividades livres até às 09h30, hora limite da entrada das crianças na creche.

9:30h
Conversa de tapete - Canção dos bons-dias - Marcação das presenças, do tempo e da agenda – Conversa - Leitura de uma história 
10:00h \ 10:15h
Reforço alimentar - Atividades planificadas de pequeno ou grande grupo
10:15h \ 11:50h
Atividades planificadas que abrangem as diferentes áreas de desenvolvimento, de acordo com o com o projeto em curso e dos interesses e necessidades das crianças - Atividade de planear-fazer-rever - Atividades de escolha livre nas áreas da sala, com o apoio do adulto - Tempo de exterior

12:00h \ 13:00h

Higiene \ almoço \ higiene
13:00h \ 15:00h
Sesta - Higiene
15:30h \ 17:00h Lanche \ Atividades Livres/ Tempo de exterior
17:00h Ida para a Sala Polivalente dos 2 anos
19:30h Fecho da creche

 

Organização de Tempo

A organização do tempo é muito importante para todo o trabalho pedagógico. Uma rotina diária bem delimitada é importante para as crianças, pois permite-lhes ir compreendendo e adquirindo noções de tempo. Quando as crianças conseguem prever acontecimentos, conseguem também organizar-se mentalmente e sentirem-se seguras e mais autónomas nas suas ações. A rotina pretende-se que seja estável, mas não estanque, pois tem de haver espaço para imprevistos, sem que isso comprometa a estabilidade do grupo de crianças.

Plano de Cuidados

A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Como tal pretendemos proporcionar à criança um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, através de um entendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

 

Educadora

 

Auxiliar de educação

Lara Costa

 

Projecto Pedagógico

O presente documento diz respeito ao Projeto Pedagógico de Sala (PPS), referindo-se a um grupo específico de creche. Este projeto foi elaborado após um período de adaptação e reconhecimento de cada criança enquanto indivíduo e do seu comportamento enquanto membro de um grupo. Pretende-se que este seja adequado em termos emocionais, linguísticos, sociais e culturais, procurando reconhecer a riqueza de se ser único. 

 

consulte aqui

 

Cuidamos, acarinhamos e educamos